A aventura de ser mãe nos dias de hoje!


SERÁ QUE O DESENVOLVIMENTO DO MEU BEBÊ ESTA NORMAL?

18/02/2013 22:31

 

                Se tem uma coisa que deixa nós mães muito preocupadas é a respeito do desenvolvimento dos nossos filhos. Estão sentando no tempo certo? E a fala?  Porque esta demorando para caminhar? Ai começam as comparações, o filho do vizinho já fala, o primo já anda e o meu filho? .

                Isso aconteceu comigo, o Matheus( meu filho mais velho) "demorou" pra falar e para andar. Minha irmã Débora tem 2 filhos, o filho mais velho dela,o  Filipe, é um fofo, além de lindo é muito inteligente. O Filipe sentou aos 4 meses, engatinhou aos 6, andou com 1 e com 9 meses já falou sua primeira palavrinha ("tia"). O Matheus era um bebê preguiçoso, apesar de muito estimulado ele engatinhou aos 10 meses, andou com 1 ano e três meses e falava algumas palavrinhas, formar frases foi só com 2 anos. Imaginem um filho de fonoaudióloga que não fala, quase fiquei louca, por mais que  a literatura dissesse que cada criança tem seu tempo, quando é filho a coisa muda de figura. Eu pensava.... nossa o Filipe andou e falou cedo porque o Matheus até agora nada. Serviu de aprendizado, pois cada criança tem seu tempo! Isso não quer dizer que não temos que ficar atentos ao desenvolvimento, apenas respeita-los!

                Encontrei nos meus materiais de terapia uma tabela que mostra as fases do desenvolvimento da linguagem dos nossos pequeno,. è um jeito fácil de você acompanhar o desenvolvimento do seu filho. Os pediatras são grandes aliados, se você tiver dúvidas em alguma fase converse com ele, ele pode indicar se seu filho precisa de algum acompanhamento. E lembrem-se : cada criança é uma, especial do jeito e no tempo dela!!!!

                

 

 

 

—————

Voltar