A aventura de ser mãe nos dias de hoje!


DE ONDE EU VIM???

13/03/2013 02:29

 

           Matheus chegou aos 5 anos, talvez essa seja idade que eu mais estou notando a diferença. Como ele esta amadurecendo rápido,  acontecimentos recentes:

1-      Alguns domingos atrás falei para o Matheus que eu iria fazer um pão no café da manhã muito especial, igual ao pão que minha avó fazia pra mim (pão com margarina na frigideira), então ele comeu e perguntou onde estava essa minha avó, eu respondi que ela já havia morrido. Ele perguntou pra onde ela foi depois que morreu, eu respondi que ela virou uma estrela lá no céu. Passaram uns minutos ele veio me perguntar: “mamãe quer dizer que aqueles mosquitos que você matou com a raquete também viraram uma estrelinha?” , fiz que sim com a cabeça, então ele falou: “nossa mãe então o céu deve estar lotado, daqui a pouco não vai mais caber nenhuma estrela de tantos mosquitos que você mata!!!! Eu posso com esse moleque?

 

 

2-       Essa semana fomos a uma loja experimentar um terno (vamos ao casamento do meu pai) então falei pra ele tirar a bermuda para provar a calça, então ele olhou para a vendedora e perguntou onde era o provador porque ela não podia ver ele de cueca. Morri de rir, foi a primeira vez que ele se mostrou tímido em se despir na frente de uma pessoa.

 

 

3-      Ontem antes de dormir ele veio me perguntar onde ele morava antes de chegar à minha barriga, pensei e respondi que ele era um anjinho de Deus e que Deus procurava na terra uma mãe para cada criança, então ele falou: “eu tive sorte, tenho a melhor mãe do mundo”. Na verdade a sortuda sou eu, por ter três anjinhos tão especiais na minha vida!

 

 

Pesquisei um pouco e fiz uma tabela do desenvolvimento das crianças de 5 anos!!!!

 

 

Desenvolvimento Físico

A preferência manual está estabelecida;

• É capaz de se vestir e despir sozinha;

• É capaz de assegurar a sua higiene de forma independente;

• Pode manifestar dores de estômago ou vómitos quando obrigada a comer comidas de que não gosta; tem preferência por comida pouco elaborada, embora aceite uma maior variedade de alimentos;

 

Desenvolvimento Intelectual

• Fala fluentemente, utilizando corretamente o plural, os pronomes e os tempos verbais;

• Grande interesse pelas palavras e a linguagem;

• Pode gaguejar se estiver muito cansada ou nervosa;

• Segue instruções e aceita supervisão;

• Conhece as cores, os números, etc.;

• Capacidade para memorizar histórias e repeti-las;

• É capaz de agrupar e ordenar objetos tendo em conta o tamanho (do mais pequeno ao maior);

• Começa a entender os conceitos de "antes" e "depois", "em cima" e "em

 

Desenvolvimento social

• A mãe é ainda o centro do mundo da criança, pelo que poderá recear não a voltar a ver após uma separação;

• Copia os adultos;

• Brinca com meninos e meninas;

• Está mais calma, não sendo tão exigente nas suas relações com os outros; é capaz de brincar apenas com outra criança ou com um grupo de crianças, manifestando preferência pelas crianças do mesmo sexo;

• Brinca de forma independente, sem necessitar de uma constante supervisão;

• Começa a ser capaz de esperar pela sua vez e de partilhar;

• Conhece as diferenças de sexo;

• Aprecia conversar durante as refeições;

• Começa a interessar-se por saber de onde vêm os bebês;

• Está numa fase de maior conformismo, sendo crítica relativamente àqueles que não apresentam o mesmo comportamento;

 

Desenvolvimento Moral

• Devido à sua grande preocupação em fazer as coisas bem e em agradar, poderá por vezes mentir ou culpar os outros de comportamentos reprováveis.

Desenvolvimento Psicológico

·  Gosta da rotina porque faz sempre o mesmo.

·  É mais deliberativa que a criança de 4 anos. Pensa antes de falar.

·  É séria a respeito de si mesma e impressiona-a muito a capacidade de assumir responsabilidades.

·  Gosta de imitar os outros.

·  Encontra-se feliz no seu mundo, porque se sente cómoda consigo mesma e com o ambiente: encontrou o equilíbrio.

·  Grande observadora e imitadora do que observa.

·  Agrada-lhe fazer as coisas à sua maneira, mas também quer agradar ao adulto e fazer as coisas bem.

·  No que respeita à verdade, as histórias fantásticas e os exageros continuam.

·  Começa a distinguir o real do imaginário e às vezes sabe que está enganada.

·  Sonhos e pesadelos invadem muitas vezes o seu sono. Às vezes começa a falar enquanto está a dormir, nomeando algum membro da família.

·  Possui bom humor que se intensifica facilmente perante algo aliciante.

·  Começa a interiorizar o sentido da obediência, mas nela nem tudo é doçura e obediência.

·  Tem medo da escuridão e dos ruídos.

Âmbito escolar

·   Maior estabilidade nas aulas. Princípio do ensino formal.

·   Usa a imaginação para pintar, criar, etc.

·   Quando se lhe dão os meios necessários, sabe trabalhar individualmente.

·   Não é comunicativa acerca da sua vida escolar.

·   É capaz de participar em atividades dirigidas: podem-se explicar atividades simples para que realize.

·   Nas atividades dirigidas incluem-se: a leitura, a escrita e os números (cálculo); estes últimos relacionados, inicialmente, com os seus jogos e interesses.

·   Maior concentração no seu trabalho.

·   Começa a cooperação entre as crianças.

·   Gosta de explicar o seu próprio trabalho para receber a aprovação dos adultos que estima.

 

 

—————

Voltar